Helicóptero Híbrido de alta velocidade e longo alcance, que combina excelentes capacidades de decolagem e pouso verticais com velocidades de cruzeiro superiores a 232 kt (430 km/h).
O X3 é equipado com dois motores que acionam um rotor principal de cinco pás e duas hélices instaladas dos dois lados da aeronave em asas de pequena envergadura. Isto cria um avançado sistema de transporte que oferece a rapidez de uma aeronave acionada por turbo-hélices e toda a capacidade de voo pairado de um helicóptero. O conceito é adaptado para aplicações em que os custos operacionais, a duração de voo e o sucesso da missão dependem diretamente de uma velocidade máxima de cruzeiro.
O truque para voar em alta velocidade é abrir mão de parte da sustentação do rotor. Quando ele acelera, seu rotor passa a girar mais devagar. Isso reduz o arrasto da lâmina que avança e evita que aquela que recua sofra queda brusca de sustentação (situação que os pilotos chamam de estol). Com a rotação mais lenta, a força vertical proporcionada pelo rotor diminui. As asas passam, então, a contribuir para manter o helicóptero no ar.
O X3 vai competir com o X2, da americana Sikorsky, que usa um método diferente para voar em alta velocidade. O X2 tem dois rotores que giram em sentidos opostos, além de uma hélice na calda para impulsioná-lo.
X2 da americana Sikorsky |
Uma vasta gama de missões está prevista para a configuração H3, incluindo missões de busca e salvamento (SAR) a longas distâncias, operações de guarda-costeira, patrulhas nas fronteiras, transporte de passageiros e serviços de transporte entre cidades. Este helicóptero também pode ser utilizado para missões militares em operações de forças especiais, transporte de tropas, missões de busca e salvamento em combate e transporte aeromédico - beneficiando-se das propriedades combinadas na aeronave híbrida de velocidades de cruzeiro mais altas com excelentes desempenhos de decolagem e pouso verticais.
As equipes da Eurocopter levaram menos de três anos desde a concepção até o primeiro voo deste helicóptero híbrido, o que demonstra suas competências, capacidades e dedicação para definir o futuro das aeronaves de asas rotativas.
O primeiro voo do demonstrador X3 ocorreu em 6 de setembro no Centro de Istres de DGA Ensaios em Voo (no sul da França) que, sob a responsabilidade do DGA (Delegação Geral de Armamento) francês, oferece um ambiente seguro e controlado.

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